Tuesday 18 December 2007

The best kept secret

Andam por aqui há quase 30 anos, e no entanto são poucos os que conhecem o seu trabalho. Mas se nos for dada a oportunidade de ouvir algumas das suas músicas, perguntamo-nos de imediato "como é possível que eu nunca tenha ouvido falar deles?"

O facto de não estarem ligados a nenhuma grande companhia discográfica pode ser parte da explicação. A banda há muito que se afastou dos "gajos de fato" das companhias discográficas e optou pela auto-promoção, apostando na modernização, nas novas tecnologias e num constante evoluir da sonoridade. Apesar de nunca saber o que esperar do álbum seguinte, a extensa legião de fãs cresce com o evoluir dos anos e tem sido, literalmente, o suporte da banda.

Se há pouca promoção, então como se explica a legião de fãs? Bom, primeiro, pela boa música que é criada. Quem os ouve não fica indiferente. E depois, pela acessibilidade que existe à banda, que trata qualquer elemento do público como um velho amigo em vez de manter uma postura de "estrela intocável". Com os Marillion, jantar, passear e conversar junto ao mar, passar um fim de semana com um dos elementos da banda numa reunião de amigos ou vê-los surgir informalmente num bar e tocar algumas músicas com a banda local não são sonhos, são actividades regulares.

Quando eu conheci os Marillion, o vocalista ainda era o "grande poeta escocês" e o mundo apenas conhecia Kayleigh, que tocava ininterruptamente na rádio. Ainda hoje, mais de 20 anos depois e tantos outros álbuns editados, é talvez a única música da banda que toca com frequência nas rádios mais comerciais. Pergunte-se ao comum mortal que outra canção conhece dos Marillion e dificilmente obterá resposta. E no entanto, o catálogo de pérolas da banda é tão extenso que se perde de vista.

Depois de anos na escuridão, em que estive afastada do que de novo esta banda fazia, voltei a emergir e a (re)encontrar "a better way of life". E porque o que é bom deve ser partilhado, crio este espaço para juntos disfrutarmos deste festim para os sentidos que são os Marillion.

Enjoy!


‘An enduring and undervalued treasure’ - Classic Rock

‘There are a million bands who kick ass, but just a few, like Marillion, who really move people’ - Kerrang

‘The best-kept secret in the music industry’ - Sound on Sound

‘Highly dramatic, emotional, dynamic stuff’ - The Guardian

No comments: